quarta-feira, 14 de maio de 2014

Teoria da projeção Atômica

Esses dias tive uma associação muito interessante sobre Fisica básica:

      As pessoas são como condutores de eletricidade, quando uma se aproxima de outra, a carga eletrica positiva e negativa se atraem, e as iguais se repelem. Mas vou explicar melhor:
      Em nossas vidas, achamos pessoas que possam nos completar e nos atrapalhar. Por causa da projeção edipiana de pai e filho (Freud) podemos dizer que quanto mais responsaveis, controlados e certinhos, mais amigos de pessoas caóticas e inconsequentes somos, e vice-versa. No modelo atomico existe o nucleo, dentro dele os protons (carga positiva) e ao seu redor os eletrons (carga negativa). A carga eletrica está em todos os lugares. Quando dois atomos se cruzam pela força de atração dos protons eles podem ter mais liberdade de movimento e assim se misturarem com outro atomo, repelindo os iguais e aproximando os contrarios. Outros desses eletrons são fortemente atraídos pela força dos protons, no nucleo, e são considerados isolantes, pois não se misturam.
      Quantas pessoas são assim, presas em seu próprio núcleo, chamado imaginação, retraidas em sua própria brisa? Quantas outras não se deixam ser influenciadas pelo meio, pelo coletivo? Quando projetamos ser cuidados ou mesmo cuidarmos de alguém, pouco pensamos. Mas nós mesmos, insconcientemente, trocamos energia com ela. Podemos projetar nossos pais nela e lhe pedir conselhos, obedece-las, considerar sua opinião como importante... E ao projetar nossos filhos nelas, cuidamos como se fossem adolescentes: lhe damos conselhos, orientamo-nas. Porém se você tiver muitos "filhos" você pode se sentir sem energia. Afinal, aquelas pessoas vão cobrar uma posição de você e logo sofrerá de muito stress e ficará sem pique pra nada. Você sofrendo disso, irá procurar alguém que possa tirar a energia que precisa para ter seu equilibrio, projetará em alguém o mesmo que é projetado em si, afim de recuperar a energia e não ser cobrado de seu papel. Nisso, criamos a cadeia de energia de projeções: você, "filho" de alguém e "pai" de outro. Todos nós dependemos da energia e compania um do outro e projetamos o que nos faz mais falta. Nos misturamos a todo momento como as cores em um balde de tinta, em qualquer relação. Sabemos como projetar algo em alguém e tirar energia disso. Mas como criar essa energia? A maioria de nós realmente não sabe e assim vivemos essa cadeia alimentar. E dái surge minha brisa: um, talvez, "monomito", ideias que fazem parte de coisas diferentes mas no fundo elas podem dizer a mesma coisa e no caso ser uma só:

VOCÊ!


Nenhum comentário:

Postar um comentário